Justiça Federal na Paraíba forma conciliadores para o CEJUSC

09/11/2016 às 16:58

        A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) realizou nesta quarta-feira (09), no Salão Nobre do seu edifício sede, curso para os conciliadores que vão atuar no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). A formação visa capacitar os alunos a fazerem cálculos de benefícios previdenciários, com o objetivo de alinhar os procedimentos para a condução dos trabalhos que realizarão na Semana Nacional de Conciliação (de 21 a 25 de novembro) e para que tenham condições de atuar no Sistema Informatizado da Justiça Federal.

 

        A turma é composta pelos 30 aprovados no processo seletivo de conciliador da JFPB. “É um curso preliminar que antecede ao Curso de Formação de Conciliadores. Como as ações serão focadas nos Juizados Especiais Federais, especificamente nas ações das 7ª e 13ª Varas, é importante que os conciliadores tenham conhecimento do Sistema Creta, utilizado para esses Juizados. Em função disso, é fundamental que eles consigam atuar com as planilhas de cálculos, uma vez que as sentenças de conciliação já devem ser elaboradas com os valores que as partes serão beneficiadas”, explicou o diretor do Núcleo Judiciário, Marconi Araújo.

 

Curso de Formação de Conciliadores

        Nesta quinta-feira (10), o CEJUSC dará início ao Curso de Formação de Conciliadores, a ser ministrado pelo juiz federal Dartanhan Vercingetórix de Araújo e Rocha, da Seção Judiciária do Ceará. “O curso acontecerá nos dias 10 e 11 e de 16 a 18 de novembro, com instrutor certificado pelo Conselho Nacional de Justiça e nos moldes exigidos pelo Conselho, capacitando o aluno para qualquer câmara de conciliação do país”, declarou o coordenador do Cejusc, juiz federal Rogério Abreu.

 

Semana Nacional de Conciliação

        A Semana Nacional da Conciliação de 2016, que será realizada entre os dias de 21 e 25 de novembro, é uma mobilização nacional promovida anualmente pelo Poder Judiciário para buscar soluções alternativas aos conflitos apresentados à Justiça. A Justiça Federal na Paraíba participará dessa iniciativa, em prol da conciliação, promovendo um mutirão de audiências conciliatórias de cerca de 200 processos das 7ª e 13ª Vara Federais.

 

        A conciliação é orientada pela Resolução n. 125/2010, do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

 

 


 Imprimir