JFPB promove 223 acordos na Semana Nacional de Conciliação

08/12/2016 às 15:08

 

        A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) realizou, entre os dias 21 e 25 de novembro, a Semana Nacional de Conciliação que resultou em 223 acordos em todo o estado. O mutirão, que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e acontece uma vez ao ano nos órgãos judiciários brasileiros, tem a finalidade de solucionar com eficácia e celeridade o maior volume possível de ações judiciais conflituosas.

       

        Das 617 audiências agendadas na Paraíba, 603 foram realizadas. Nas Subseções de Patos, Sousa e Guarabira, todas as audiências foram concluídas, as quais, somadas a Campina Grande e a Monteiro, totalizaram um índice de realização de 98,2% daquele planejado. Segundo o Diretor do Núcleo Judiciário da Justiça Federal na Paraíba, Marconi Araújo, na sede da JFPB, em João Pessoa, “apenas 7 audiências não chegaram a acontecer e 82 acordos foram efetivamente alcançados, de um total de 212 audiências realizadas”.

 

        Em todo o estado, foram acordados processos que envolviam a Caixa Econômica Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social e outros órgãos federais. Para o juiz federal Rogério Abreu, coordenador das conciliações no âmbito da Justiça Federal paraibana, a audiência de conciliação é importante, visto que possibilita a resolução dos conflitos através do diálogo não litigioso. “O procedimento conciliatório deve ser, de fato, a primeira alternativa a ser buscada pelas partes com vistas à solução de seus problemas, uma vez que se traduz em importante instrumento de promoção da paz social, arrematou o magistrado Rogério Abreu.

 


 Imprimir