Novos magistrados participam de Curso de Formação na Esmafe

10/01/2017 às 15:24

 

        Após a conclusão, no dia 16/12, do Módulo Nacional do Curso de Iniciação à Magistratura, promovido em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam),os 16 novos juízes federais substitutos, que tomaram posse no dia 7/12, retomaram o curso, nesta segunda (9), na Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe).

 

        Nesta fase, os módulos serão de responsabilidade exclusiva da Esmafe. A recepção aos novos magistrados foi com uma dinâmica, denominada “A teia”, para apresentação dos novos juízes e dos coordenadores dos módulos: os juízes federais Leonardo Resende, Marco Bruno Clementino, Cintia Brunetta, Bruno Teixeira e George Marmelstein.

 

        À tarde foi realizada outra dinâmica, esta denominada de “Encontro com o Presidente”. O objetivo foi realizar um diagnóstico dos principais problemas do Judiciário brasileiro, apontando soluções. Para fechar o dia, uma mesa-redonda sobre o tema "Órgãos nacionais de administração judiciária: CNJ e CJF", com participação dos ex-presidentes da Associação dos Juízes Federais (AJUFE), Fernando Mattos, atual Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Walter Nunes (JFRN), ex-conselheiro do CNJ. Também participou da mesa-redonda o juiz federal (JFPE) César Arthur Carvalho, que atuou, recentemente, junto à Corregedoria do Conselho da Justiça Federal (CJF).

 

        FORMAÇÃO - O Curso de Iniciação à Magistratura tem 12 módulos, entre eles a primeira parte oferecida pela Enfam e o último módulo de “Prática Jurisdicional Preparatória”, na qual os novos magistrados desenvolverão atividades típicas da jurisdição em varas nas seções judiciárias em que atuarão após o curso. A previsão de conclusão da formação é o dia 27/04/2017.

 

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5

 


 Imprimir