JFPB estima redução de 20 mil cópias mensais de anexos em mandados

25/09/2017 às 15:16

Novo sistema evita impressão da petição inicial e dos documentos de instrução dos processos judiciais

 

         A 5ª e a 10ª Varas da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) implementaram uma nova forma de expedição de expedientes nos processos judiciais eletrônicos, evitando a impressão de cerca de 20 mil cópias por mês. A novidade, inicialmente praticada pelas duas Varas de Execuções Fiscais da JFPB, permite ao oficial de justiça imprimir apenas o mandado de citação, que é documento enviado pelo juiz à parte informando que ela está sendo processada. Assim, o acesso aos demais documentos (petição inicial e anexos) será feito por meio de códigos (chaves) na internet.

 

         De acordo com o diretor de Secretaria da 5ª Vara de Execuções Fiscais, em João Pessoa, Hélio Aquino, a mudança diminui consideravelmente o número de cópias feitas pela Central de Mandados (Ceman) da JFPB. “Alguns processos possuem até trinta volumes, cada um com centenas de páginas impressas. Por esse motivo, a novidade é fundamental para a redução de gastos no Poder Judiciário”, ressaltou.

 

         O diretor de Secretaria da 10ª Vara de Execuções Fiscais, em Campina Grande, Mardone Sarmento, também destacou a economia proporcionada pelo novo sistema e ressaltou que a iniciativa está aliada com a preservação do meio ambiente. “Imagina a quantidade de papel que deixa de ser impressa por mês? Nós reduzimos gastos e tempo, já que algumas partes não eram encontradas depois da impressão da petição e dos documentos de instrução”, disse.

 

         Como funciona

 

         A partir de agora, se uma pessoa for processada em uma das Varas de Execuções Fiscais da JFPB, receberá apenas um documento de duas páginas, contendo um resumo das informações do processo (número, valor da dívida, autor, prazos de cumprimento etc.) E as chaves de acesso às demais partes da ação (petição inicial e documentos de instrução). As consultas e os downloads serão feitos no site www.jfpb.jus.br, no link Processo Judicial Eletrônico (PJE).

 

  Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br

 


 Imprimir