Centro de Estudos Judiciários lança o volume 27 da Série Monografias

27/09/2017 às 18:41

 

        O Volume 27 da Série Monografias do CEJ traz a tese de doutorado da advogada Maria da Glória Aquino, 3ª colocada do Edital de 2016: Considerações sobre a resolução CNJ n. 125/2010: uma avaliação política da política judiciária brasileira – a solução dos conflitos de interesses?.

 

        A obra tem como objetivo promover uma ampla reflexão sobre as inovações normativas trazidas pela resolução, cuja diretriz centraliza-se no incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de conflitos como medida de prevenção de litígios na sociedade brasileira.

        Propõe, também, examinar o modo pelo qual o protagonismo judiciário, a judicialização e o ativismo judicial contribuíram para a formulação e a construção das diretrizes da política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses, com vistas a reforçar o acesso mais ampliado à Justiça e motivar a celeridade da prestação jurisdicional, com respaldo em valores democráticos que priorizam a duração razoável do processo e o devido processo legal.

        Dentro desse contexto, o estudo busca verificar se a política pública judiciária nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, focada na desjudicialização dos conflitos de interesse,  foi capaz de reestruturar e redimensionar o modo de atuação do Poder Judiciário brasileiro, a fim de conter o congestionamento de processos judiciais em trâmite na Justiça brasileira, sem perder de vista os demais agentes extrajudiciais, sob a ótica da terceira onda de acesso à Justiça proposta por Mauro Cappelletti e Bryant Garth (1988).

        Leia a íntegra dessa publicação aqui.

 

        Fonte: CJF


 Imprimir