Justiça Federal na Paraíba convoca novos conciliadores para o Cejusc

02/02/2018 às 14:06

Candidatos serão empossados no próximo dia 16 e se juntam a outros 30 integrantes do Centro de Conciliação

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) contará com 13 novos conciliadores no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) a partir do próximo dia 16. Os candidatos participaram da seleção, realizada em 2016, que inicialmente convocou 30 conciliadores, atuantes até os dias de hoje.

Os novos integrantes do Cejusc participaram do Curso de Formação de Conciliadores (parte teórica), com 40 horas-aula, sob a responsabilidade do Conselho da Justiça Federal (CJF), na modalidade EaD, de outubro a dezembro do ano passado. Agora, serão treinados para a parte prática (estágio supervisionado), com carga horária de 60 horas-aula, por meio de uma capacitação a ser realizada no Centro, por ocasião das audiências de conciliação.

No 16/02, das 9h às 16h, no Salão Nobre do edifício-sede da JFPB, em João Pessoa, os conciliadores participarão de um treinamento introdutório, visando à ambientação com os sistemas eletrônicos da Justiça Federal. Depois, ocorrerá a posse dos convocados, que, a partir de então, estarão aptos a atuar no Cejusc, ainda neste mês.

Para o coordenador do Centro de Conciliação, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, a chegada dos novos componentes fortalece, ainda mais, a atuação do núcleo. “Os conciliadores desempenham um papel fundamental no Cejusc, garantindo o êxito na solução dos conflitos de forma rápida e justa. Dessa forma, contribuem para que o judiciário seja, cada vez mais, humano e digno”, disse o magistrado.

Um ano de atuação

No último dia 30, o Cejusc completou um ano de funcionamento. No período, foram realizadas 2.389 audiências de conciliação, sendo 1.515 terminadas em acordo. Para este ano, a meta é ampliar, ainda mais, o número de atendimentos.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir