Novos conciliadores tomam posse na Justiça Federal na Paraíba

19/02/2018 às 11:00

Integrantes começam a trabalhar nesta segunda-feira (19)

Tomaram posse, na manhã da última sexta-feira (16), no edifício-sede da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), em João Pessoa, os novos conciliadores do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Os candidatos participaram de uma pré-seleção, realizada em 2016, e agora foram convocados para complementar o quadro do Centro de Conciliação, que passa a contar com 35 integrantes.  

O coordenador do Cejusc, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, ressaltou que a conciliação tem sido cada vez mais importante no meio jurídico, uma vez que possibilita maior participação social e soluções mais céleres. “O conciliador se torna peça fundamental nesse processo, porque abre diálogo com as partes e permite que o resultado final da ação seja obtido ainda na fase inicial”, explicou.

A advogada Lídia Vidal Costa de Freitas é uma das novas conciliadoras. “Eu queria ter uma prática jurídica diferente e, agora, vejo a possibilidade de conseguir esse objetivo, proporcionando às partes as pretensões atendidas”, disse.

Já o bacharel em Direito Genaldo Andrade de Araújo sempre almejou a área da conciliação. Há alguns anos ele fez um curso de mediação e despertou para esse caminho porque percebeu que "a tendência é que, cada vez mais, os litígios sejam resolvidos com processos alternativos”.  

Depois de empossados, os conciliadores conheceram as dependências do Cejusc e receberam um treinamento inicial, visando à ambientação nos sistemas eletrônicos da Justiça Federal. Nesta segunda-feira (19), eles começarão a atuar no Centro de Conciliação.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir