Centro de Conciliação da JFPB formará primeira turma de conciliadores

16/08/2018 às 19:01

Serão 33 pessoas que receberão o certificado de conclusão do curso de Conciliador Judicial oferecido por instrutor do Conselho Nacional de Justiça

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) formará, às 16h da próxima terça-feira (21), a turma pioneira de conciliadores que atua no órgão desde janeiro do ano passado e conclui, agora, o período mínimo de seu ciclo de atividades. Serão 33 pessoas que receberão o certificado de conclusão do aludido curso, sendo 29 conciliadores, três servidores e o juiz federal Rogério Abreu.

O coordenador do Cejusc, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, destacou a contribuição do Centro para a promoção da cidadania e da pacificação social de forma mais célere. “No Cejusc, os cidadãos têm a possibilidade de encontrar solução rápida para os conflitos durante a tramitação do processo ou antes mesmo que ele se torne uma ação na Justiça. Esse diálogo é de grande relevância na tentativa de dirimir divergências de interesse”, disse.

O supervisor do Cejusc, Marconi Araújo, reiterou essa visão, ao ressaltar que o resultado alcançado é bastante positivo, com aceitação favorável por todas as partes envolvidas nos processos. “A presença de uma equipe multidisciplinar de conciliadores proporciona uma análise mais abrangente dos casos, favorecendo o dialogo no próprio ambiente de conciliação e, consequentemente, os acordos”, falou.

Números favoráveis

De janeiro deste ano até agora, o Cejusc da JFPB realizou 2.591 audiências de conciliação, das quais 1.675 foram finalizadas com acordo, envolvendo R$ 15 milhões entre as partes. Os números mostram que o Centro mantém uma média de êxito em torno dos 65% e já superam os registros de todo o ano passado. De janeiro de 2017, quando foi criado, até o mês de dezembro, o Cejusc realizou 2.549 audiências, sendo 1.591 com acordo (62%) e envolvendo R$ 11 milhões.

Solenidade de conclusão da turma

O evento de conclusão da turma pioneira de conciliadores do Cejusc da JFPB será realizado na próxima terça-feira, 21, às 16h, no auditório do edifício-sede do órgão, na Rua João Teixeira de Carvalho, nº 480, bairro Pedro Gondim, na Capital. Na ocasião, será lançada a Revista “Turma do Justino” nº 2 (Edição Especial do Cejusc) e proferida a palestra “Conciliação na Justiça Federal”.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir