Centro de Conciliação da Justiça Federal realiza mais de 6 mil acordos em JP

11/09/2019 às 11:10

Dados se referem ao período compreendido entre a instalação do Cejusc, ocorrida em 2017, até os dias de hoje

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) realizou mais de seis mil acordos de conciliação, de janeiro de 2017 (período de instalação da unidade) até hoje. Foram 9.566 audiências, sendo 6.191 terminadas com êxito entre as partes. Os números correspondem a 64,72% de saldo positivo em relação ao total registrado durante o período.     

De acordo com o coordenador do Cejusc, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, a dedicação de quem trabalha no Centro, principalmente os conciliadores, fortalece a possibilidade de realização dos acordos. “O comprometimento da equipe é um dos grandes diferenciais do Cejusc e, sem dúvidas, permite a criação de um clima favorável ao melhor entendimento entre as partes”, disse. “Importante destacar que, em muitos casos, os cidadãos encontram solução até mesmo antes que o caso se torne uma ação na Justiça, o que contribui para a celeridade das decisões”, complementou.

O supervisor do Cejusc, Marconi Araújo, reiterou a opinião do magistrado. “O tratamento oferecido pelo Centro de Conciliação da JFPB é direcionado ao diálogo relevante na tentativa de dirimir divergências de interesse e encontrar soluções rápidas e equilibradas no bom senso entre os envolvidos”, destacou.  

O Cejusc está localizado no edifício sede da JFPB, em João Pessoa. A unidade realiza audiências de conciliação das Varas Federais, assim como desenvolve ações de cidadania, seguindo o que preconiza o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir