Paulo Bonavides é homenageado na Justiça Federal na Paraíba

30/10/2019 às 11:06

Evento marcou a entrega do título de Doutor Honoris Causa, de Cidadão Pessoense, além do lançamento do livro “Constituição, Direitos Fundamentais e Democracia”  

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) sediou, nessa terça-feira (29), no auditório do edifício-sede, em João Pessoa, uma solenidade em homenagem ao professor e jurista Paulo Bonavides, agraciado com o Título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal da Paraíba, e de Cidadão Pessoense, pela Câmara Municipal de João Pessoa. O homenageado também foi tema do livro “Constituição, Direitos Fundamentais e Democracia”, lançado durante o evento e que contém textos de 15 autores, entre eles os juízes federais da JFPB Bruno Teixeira de Paiva (diretor do Foro) e Bianor Arruda (diretor do Núcleo Seccional da Escola da Magistratura Federal na Paraíba). 

Várias autoridades prestigiaram a solenidade, que esteve integrada às atividades de comemorações de 70 anos da Faculdade de Direito da UFPB. Paulo Bonavides atualmente mora em Fortaleza (CE), tem 94 anos e foi representado no evento pelo primo, Flávio Sátyro Fernandes. No entanto, o homenageado mandou um depoimento em vídeo, que foi exibido durante a solenidade.

Título de Cidadão Pessoense

A Câmara Municipal de João Pessoa concedeu ao professor Paulo Bonavides o Título de Cidadão Pessoense. A honraria foi entregue aos parentes do jurista, durante o evento realizado pela UFPB na Seção Judiciária paraibana. Na ocasião, o parlamentar destacou os relevantes serviços prestados pelo homenageado à cidade de João Pessoa e às letras jurídicas do País. 

Paulo Bonavides nasceu em 10 de maio de 1923, em Patos, na Paraíba. É catedrático emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, recebeu a Medalha Rui Barbosa, a mais alta distinção honorífica concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil. Fundador e presidente do Conselho Diretivo da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais. Fez parte da Comissão Especial de Apoio à Emenda Constitucional por Iniciativa Popular do Conselho Federal da OAB, além de ter exercido diversos outros cargos importantes na área jurídica.

         Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br

 

 


 Imprimir