Diretor do Foro participa de reunião nacional sobre Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro

21/11/2019 às 11:22

Evento, realizado pelo Ministério da Justiça, ocorre até esta sexta-feira (22), em Minas Gerais

O diretor do Foro da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, participa, nesta semana, em Belo Horizonte (MG), da XVII Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O grupo é formado por mais de 90 entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário - das esferas federal, estadual e municipal; além de Ministérios Públicos e associações que atuam, direta ou indiretamente, nessa causa. O encontro, realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, começou na última segunda e termina nesta sexta-feira (22).    

“Essa é uma reunião de grande importância, que acontece, anualmente, para discutir e traçar as ações que serão executadas nos meses seguintes. As contribuições são diversas e colaboram, efetivamente, com o combate ao crime de lavagem de dinheiro e às práticas de corrupção desde 2003, quando o grupo foi instituído”, disse o magistrado da JFPB, que representa o Conselho da Justiça Federal (CJF). “Neste ano, observamos, na avaliação mantida durante o evento, que as ações priorizaram a inteligência digital na análise de dados e os projetos de lei contra a lavagem e o desvio de recursos públicos. Agora, o debate segue para definir o planejamento de 2020”, complementou. 

Principais resultados

Entre as ações implementadas pela ENCCLA, desde a sua criação, estão: o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD); a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB); o Sistema de Movimentação Bancária (SIMBA); a iniciativa de padronização do layout para quebra de sigilo bancário e a posterior criação do Cadastro Único de Correntistas do Sistema Financeiro Nacional (CCS);  a proposição legislativa que resultou na promulgação de leis importantes para o país, tais como a Lei 12.683/12, que modernizou a nossa Lei de Lavagem de Dinheiro.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br (Com informações da Assessoria de Comunicação da ENCCLA)


 Imprimir