TRF5 lança 1ª edição da revista Argumento

29/05/2012 às 13:52

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 lança, na próxima quarta-feira 30, a 1ª edição da revista Argumento. De caráter jurídico, cidadão e cultural, a Argumento se propõe um estímulo ao pensar, ao saber e ao fazer na área dos direitos civis, sociais e difusos. O lançamento será a partir das 18h30, no Pleno do TRF5.

Produzida e editada pela Divisão de Comunicação Social do TRF5, a nova revista nasce de demandas legais, pois a publicidade dos atos da gestão pública está prevista no art.37 da Constituição Federal, e de demandas educativas e sociais, na medida em que se acredita que a informação deve valorizar a diversidade étnica e cultural e o respeito à igualdade. “A Argumento é uma publicação que não se restringe ao Judiciário e incursiona pelo universo literário e poético, com vistas a contribuir com a construção do conhecimento do cidadão acerca dos seus direitos e deveres, correlacionados ou não com a atuação da Justiça Federal na 5ª Região”, explica a diretora de Comunicação do TRF5 e editora da publicação, Isabelle Câmara.

De periodicidade trimestral, a 1ª edição da Argumento traz matérias sobre a telefonia móvel na 5ª Região (Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe), o Sistema Financeiro de Habitação, a polêmica Taça das Bolinhas e o Sistema de Cotas Raciais - incluindo entrevistas com Walteir Silva, doutor em Filosofia, e Michel Zaidan, doutor em História Social -, além do perfil do desembargador federal e escritor Vladimir Carvalho, artigos, poesias e um ensaio fotográfico de Marcos Costa, sobre a Orquestra Criança Cidadã, entre outras.

Para o Presidente do TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, é emblemático fazer parte desse lançamento. “Assistimos, todos os que fazem o TRF5 e eu, em particular, ao nascimento de uma nova revista, filha caçula da Corte, com uma vocação especialíssima: a de reunir, no mesmo espaço, matérias técnico-jurídicas e literárias; assuntos sérios e amenidades; preocupações com o futuro, máxime com o aperfeiçoamento das instituições, e com o passado, numa revisitação constante dos fatos que marcaram a vida da Justiça Federal e do próprio Tribunal. Para mim, como Presidente do Tribunal neste momento singular, ficou o privilégio de ver meu nome indelevelmente associado ao primeiro número da Argumento”, comemora.

LANÇAMENTO DA REVISTA ARGUMENTO – Dia 30, às 18h30, no Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 (Av. Cais do Apolo, s/n, Recife Antigo). Mais informações: (81) 3425.9018 e 8726.6123.

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br


 Imprimir