Justiça Federal na 5ª Região ganha 16 novos juízes

04/09/2012 às 14:22

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, dará posse a 16 novos juízes federais substitutos nesta quarta-feira (5), às 17h30, no salão do Pleno do TRF5, com sede em Recife (PE). Os novos magistrados foram aprovados no XI Concurso Público para juiz federal substituto, promovido pela instituição.

Entre os aprovados, dois serão designados para a Seção Judiciária da Paraíba. São eles: Phelipe Vicente de Paula Cardoso (1ª Vara, em João Pessoa) e Ilan Presser, para a 9ª Vara, em Campina Grande. De um total de 3.575 candidatos inscritos, 18 conseguiram aprovação em todas as etapas do concurso. Dois deles tomarão posse posteriormente.

Os 18 juízes substitutos são oriundos de diversos lugares do país, como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás, Pará e Distrito Federal. A maioria já atuava em órgãos como a Advocacia Geral da União e Procuradoria da Fazenda Nacional.

Antes de assumir as funções, os novos juízes passarão por um programa de formação, coordenado pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5), a partir desta segunda-feira (10). O Curso de Introdução à Magistratura terá 520h de duração e inclui temas como “Deontologia, Ética e Relacionamento”, “Prática penal / Psicologia Judiciária”, “Impactos das decisões judiciais” e “Capacitação em Recursos da Informação”, além do estágio nas varas (240h), uma das inovações no programa desta edição.

Outras novidades são o aumento da carga horária da formação (no último programa, eram 160 horas) e o módulo “Noções de Comunicação Social e Media Training”, que visa a familiarizar os magistrados com as técnicas e estratégias dos veículos das diversas mídias.

 

Divisão de Comunicação Social/TRF5 e Ascom/JFPB


 Imprimir