JFPB homenageia desembargadora Margarida Cantarelli nesta quinta-feira (20)

18/03/2014 às 16:28

            Com uma vasta programação, a Seção Judiciária da Paraíba prestará uma homenagem à desembargadora Margarida Cantarelli, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, nesta quinta-feira (20), às 16h30, no auditório da sua sede, em João Pessoa. A magistrada se despediu do TRF5 nesta terça-feira (18), por ocasião da sua aposentadoria. A solenidade em retribuição aos serviços prestados à Paraíba será presidida pela diretora do Foro, juíza Helena Fialho.

De acordo com a programação, ela fará a abertura do evento e saudação à homenageada que, em seguida, será agraciada com o Título de Cidadã Pessoense, proposto pelo vereador Lucas de Brito Pereira. Na ocasião, a desembargadora Margarida Cantarelli também será homenageada pelo Governo do Estado da Paraíba, com a concessão da Medalha do Mérito Governador Antonio Mariz.

Seguindo a programação, será entregue placa comemorativa à data, em reconhecimento aos serviços prestados a esta Seção Judiciária. Além disso, será lançado e declamado cordel em sua homenagem, de autoria do servidor Marconi Araújo, diretor da Turma Recursal dos Juizados Especiais da JFPB. O evento ainda terá como ponto alto a apresentação do Quinteto de Cordas da Paraíba.

Trajetória - A única desembargadora do TRF5 ingressou naquela Corte no dia 9 de dezembro de 1999, onde exerceu a presidência da Primeira Turma, entre os anos 2001 e 2002; a direção da Revista do TRF5, de 2001 a 2003; a presidência da Corte, no biênio 2003/2005, e direção da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, no período 2005 a 2009. A magistrada também foi presidente da Comissão do V Concurso Público para Juiz Federal Substituto, realizado em 2007; gestora para o cumprimento das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, desde a sua criação em 2009, para toda a 5ª Região, além de desembargadora eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, no biênio 2007/2009, representando a Justiça Federal na 5ª Região.

Durante a sua gestão na presidência da Corte, a magistrada expandiu a Justiça Federal, ao instalar varas em 11 municípios dos estados que compõem a 5ª Região, e os Juizados Especiais Federais Virtuais, visando à aceleração do processo de informatização.

 

Serviço:

Evento: Homenagem à desembargadora federal Margarida Cantarelli

Data: Nesta quinta-feira (20/03/2014)

Horário: 16h30

Local: Auditório da Justiça Federal em João Pessoa

Endereço: Rua João Teixeira de Carvalho, 480, Brisamar

 

Ascom/JFPB

            Foto: Marcos Costa


 Imprimir