JFPB homenageia desembargadora Margarida Cantarelli

21/03/2014 às 14:30

            A homenagem prestada por esta Seção Judiciária à desembargadora aposentada do TRF5, Margarida Cantarelli, na quinta-feira (20), foi bastante prestigiada por seus pares, juízes federais e demais autoridades. Com uma vasta programação, a solenidade foi iniciada com a apresentação do Quinteto de Cordas da Paraíba, com repertório clássico e popular de Antonio Vivaldi, Gabriel Fauré, Sccott Joplin e do brasileiro Nilson Lopes.

A solenidade foi presidida pela diretora do Foro, juíza Helena Fialho, que saudou a homenageada em breve discurso. Começou com versos e poesia e finalizou com palavras de gratidão: “Para mim é um privilégio trazer, em nome de todos os que fazem a Justiça Federal, um agradecimento especial pela atenção e zelo que sempre dedicou à causa da Justiça, sua interiorização e ampliação de seu acesso, inclusive como entusiasta defensora das técnicas de composição amigável de conflitos e combativa gestora das metas do CNJ. Sua postura segura, serena e equilibrada no trato com o direito e na relação com todos, magistrados, advogados e servidores, contribuiu decisivamente para que toda a 5ª Região assumisse consolidada posição de destaque no meio jurídico”.

Em seguida, a desembargadora foi agraciada com o Título de Cidadã Pessoense, proposto pelo vereador Lucas de Brito Pereira. Também recebeu homenagem do Governo do Estado da Paraíba, através da concessão da Medalha do Mérito Governador Antonio Mariz, entregue pelo procurador Geral do Estado, Gilberto Carneiro, representando o governador Ricardo Coutinho.

Seguindo a programação, a juíza Helena Fialho fez a entrega de placa comemorativa à data, em reconhecimento aos serviços prestados a esta Seção Judiciária. Depois disso, o diretor da Turma Recursal, Marconi Araújo, declamou cordel de sua autoria em homenagem à desembargadora, arrancando aplausos da plateia.

Surpresa e emocionada, a magistrada finalizou a solenidade com cordial e lúcido agradecimento: “Depois de duas tardes de fortíssimas emoções para mim, terça e quarta-feira, é um bálsamo vir a João Pessoa, para nesse momento com sabor de amizade, despedir-me da Justiça Federal. Quero agradecer a todos o carinho desta homenagem. Esses versos de agora eu não esperava, foi mais uma das surpresas que Helena e Rogério prepararam. Esta homenagem, cheia de calor fraterno nos gestos e nas palavras, soam para mim como os acordes maviosos deste quinteto. A Seção Judiciária da Paraíba sempre foi uma parceira eficiente, competente e comprometida. Por isso, guardo as melhores recordações, eternamente grata”.

 

Ascom/JFPB

Foto: Marcos Costa/TRF5

 


 Imprimir