Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Na JFPB: Rede Conecta Sustentabilidade se reúne e discute avanços em práticas sustentáveis
    Última atualização: 11/10/2024 às 13:03:00


    Encontro destacou medidas como redução da emissão de CO2 e uso consciente de recursos naturais entre os órgãos do Judiciário

    A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) sediou, nesta sexta-feira (11/10), a quarta reunião ordinária da Rede Conecta Sustentabilidade, iniciativa que reúne órgãos do Sistema de Justiça. O encontro aconteceu no Salão Nobre da JFPB, em João Pessoa, com transmissão on-line. Participaram representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) e Tribunal de Justiça (TJPB) - este virtualmente. 

    Na ocasião, o diretor do Foro da JFPB, juiz federal Manuel Maia, destacou a importância de fortalecer as relações interinstitucionais em prol de uma atuação mais sustentável. Ele ressaltou: “sediar essa reunião nos alegra, pois reforça nosso compromisso em aprimorar as relações entre os órgãos do Judiciário e os de fiscalização, como o TCU, e integrar mais instituições federais nessa importante discussão sobre sustentabilidade”. 

    O representante do TRT13, Max Frederico, enfatizou a necessidade de buscar eficiência sem prejudicar as gerações futuras: “Não pode ser a todo custo. Precisamos ser eficazes, mas sem deixar sequelas. Temos que cuidar dos recursos naturais, fazendo uso consciente da energia elétrica, da água, do papel. Se continuarmos como antes, deixaremos problemas sérios para todos”, apontou.  

    A presidente da Comissão Socioambiental da JFPB, Samara Vieira, participou do encontro e destacou os resultados. “Avançamos nos tópicos propostos, e a Rede tem sido fundamental para essa troca de experiências e para o progresso nas ações de sustentabilidade entre os órgãos participantes. Ela impulsiona o compartilhamento de boas práticas, o que é extremamente importante para todos nós, pois cada instituição está em um estágio diferente".  

    Pela JFPB, também integraram as discussões o diretor da Secretaria Administrativa, Albertino Pierre - que pontuou algumas ações da Seccional voltadas à sustentabilidade, e o servidor Carlos Sousa.  

    Pauta de debate 

    Na reunião, foram tratados temas como a revisão e conclusão do inventário de emissões de CO2 por diversos órgãos; o plantio de mudas de árvores, em parceria com prefeituras e instituições locais; além das possibilidades de implantação de usinas fotovoltaicas para maior eficiência energética nas instituições. 

    Também foi abordado o uso exclusivo de etanol em veículos flex, com propostas de normativas para adoção dessa prática; critérios de sustentabilidade para contratações, com a elaboração de minutas e capacitações sobre o assunto, e a criação de um repositório para compartilhamento de documentos e boas práticas entre os membros da Rede. A continuidade dessas questões será acompanhada em reuniões a serem realizadas em novembro e dezembro. 

    Sobre a Rede  

    A Conecta Sustentabilidade é uma iniciativa coordenada pelo TRT13 e pela UFPB, com base nos princípios da Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Rede busca promover práticas sustentáveis no Sistema de Justiça da Paraíba, abordando temas como o uso de energia solar, redução de emissões de CO2 e plantio de árvores - entre outras ações voltadas para a preservação ambiental e o uso consciente de recursos.  

     

     


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site