Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Seleção para conciliadores: Cejusc/JFPB realiza fase de entrevistas
    Última atualização: 15/10/2024 às 16:46:00


    Procedimento ocorre até sexta-feira (18/10)

    Na última segunda-feira (14/10), o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) começou a fase de entrevistas do processo seletivo de conciliadores voluntários. Os candidatos, que passaram pelas etapas de inscrição e envio das documentações previstas no edital nº 38/2024, serão analisados individualmente até sexta-feira (18/10).  

     Nos encontros, são avaliados conhecimentos e experiência dos candidatos na área de resolução de conflitos. A supervisão do Cejusc prevê o comparecimento de 56 interessados na concorrência das 10 vagas, além de formação de cadastro de reserva. Os aprovados deverão tomar posse por ocasião da Semana Nacional de Conciliação em novembro (04 a 08/11), após o que passarão por curso de formação, nos moldes exigidos pelo CNJ, devendo entrar em exercício no mês subsequente.  

     A juíza federal Adriana Nóbrega, coordenadora do Cejusc/JFPB, destacou a importância da seleção, que acontece a cada dois anos. “Selecionar os candidatos mais qualificados e que tenham as habilidades necessárias ao exercício da função de conciliação é de extrema importância para a instituição e, sobretudo, para os jurisdicionados. Após a seleção, nós damos o curso de formação, que garante que os escolhidos saibam exatamente o que fazer em todas as situações de audiência ao longo do exercício e que eles saibam, também, fazer o acolhimento devido das partes.”  

     Todas as informações alusivas à posse, curso de formação e data do efetivo exercício serão transmitidas através do site da JFPB (www.jfpb.jus.br )”, em “concursos e seleções”, sendo responsabilidade do candidato acompanhar as atualizações que forem feitas na página eletrônica.  

     A função de conciliador é não remunerada, mas conta pontos em concursos públicos do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e assegura direitos e prerrogativas do jurado. A atividade será exercida com carga horária mínima de quatro horas semanais.  


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site