Última atualização: 05/06/2024 às 12:56:00
A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) promoveu, na terça-feira (04/06), um encontro do Fórum Interinstitucional Previdenciário (FIP). O grupo reúne representantes de diversos entes - públicos e privados - que atuam nas causas relacionadas à Previdência Social.
Sob a presidência do juiz federal Arthur Napoleão, também coordenador seccional dos Juizados Especiais Federais (JEFs), o Fórum tem a intenção de aprimorar o trâmite dessas demandas. “A ideia é coletivamente dar mais eficiência aos JEFs, colocando essas unidades - que processam grande parte das ações previdenciárias que chegam ao Judiciário - no melhor funcionamento", explicou o magistrado.
O procurador-chefe da Procuradoria Federal na Paraíba, Lucas Ramalho, comentou sobre o desafio que é a pauta previdenciária e colocou-se à disposição da Justiça e da Advocacia “para melhorar nossa atuação nessa área, respeitando as devidas competências”.
Da Associação Paraibana dos Advogados Previdenciaristas, o diretor institucional Allyson Fortuna comentou que a criação do Fórum é um avanço para as demandas processuais previdenciárias. “As proposições e estratégias irão promover a celeridade dos processos, garantindo uma justiça acessível, eficiente e equitativa para todas as partes envolvidas”.
A reunião, realizada na Subsede da Seção Judiciária (no edifício DCT), em João Pessoa, teve a participação por videoconferência de magistrados e magistradas federais que atuam no interior do estado, além de integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba; do Instituto Nacional do Seguro Social e do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.