Última atualização: 29/07/2024 às 10:32:00
A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) deu mais um passo rumo à igualdade de gênero com a primeira reunião da Comissão de Incentivo à Participação Feminina, na última quarta-feira (24). Instituída pela Portaria nº 73 de 2024, a Comissão visa disseminar a valorização da mulher e fomentar a representatividade feminina na Seção Judiciária da Paraíba.
O grupo é formado pela juíza federal Wanessa Figueiredo (presidente da Comissão), Aparecida Gonçalves Bandeira Pinto (diretora de Secretaria da 13ª Vara Federal), Katiana do Nascimento Silva (servidora da Seção de Cadastro) e Samara Vieira Rocha de Queiroz (supervisora da Seção de Planejamento). Durante a reunião, foram discutidas a necessidade de fomentar e apoiar estudos sobre a participação de mulheres, avaliar a representatividade feminina na Seção Judiciária e propor medidas para garantir igualdade de gênero nas lideranças.
A juíza federal Wanessa Figueiredo ressaltou a importância da iniciativa: "Agora, a JFPB terá um olhar mais focado à atuação feminina, trabalhando para implementar políticas que garantam uma justiça mais equitativa e representativa para todos”.
A primeira ação da Comissão será levantar dados sobre a representatividade de mulheres na JFPB, incluindo magistradas, servidoras, estagiárias, terceirizadas e conciliadoras. Com base nesses dados, serão desenvolvidos projetos e ações para promover a igualdade de gênero.