Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Servidora da JFPB participa de evento sobre os desafios envolvendo a pessoa com deficiência no setor público
    Última atualização: 06/08/2024 às 09:44:00


    O encontro contou com 40 participantes de todo Brasil

     

    Entre os dias 22 e 26 de julho, aconteceu o evento “Datathon: Pessoa com deficiência no Serviço Público”, que premiou os três melhores projetos voltados para os problemas enfrentados pelas PcDs na esfera pública. A servidora Clarissa Gomes, na condição de pessoa com deficiência auditiva e membro da comissão de acessibilidade da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), participou do encontro como parte da equipe “Suprema Inclusão”, que incluiu servidores da comissão de acessibilidade do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). 

    O desafio lançado pelo evento, que contou com 40 participantes de todo Brasil, foi refletir sobre o que os dados disponíveis contam sobre as desigualdades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no serviço público e quais as possíveis soluções para estes problemas. Para isso, os grupos formados durante o evento utilizaram a base de dados do Governo Federal como parâmetro de avaliação 

       A servidora Clarissa Gomes, detalhou a contribuição da sua equipe, que ponderou sobre o que interfere na ocupação de cargos ou funções de liderança por pessoas com deficiência no serviço público. “Lançamos a ideia de que se faz necessário, de plano, um Observatório da Inclusão, a fim de monitorar o cumprimento da reserva de vagas pelos órgãos públicos, visto que a própria Constituição Federal assim assegura”. 

    Clarissa conta que após ter sua participação aprovada no evento, recebeu apoio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Seccional Paraibana. “Para mim, foi uma felicidade representar a JFPB em um evento de relevância nacional. Eu saí com a certeza de que um trabalho em rede é necessário e que a pauta da Inclusão da PcD importa, pois nós, enquanto PcDs e integrantes da diversidade, ainda lidamos com preconceitos e discriminações, sendo o combate ao Capacitismo um compromisso da nossa instituição”, conclui.  

    O Datathon é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). O evento contou com a participação de diversos atores importantes nas pautas de acessibilidade, entre elas, a Secretária Nacional dos Direitos da PcD, Anna Paula Feminella. 


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site