Última atualização: 07/08/2024 às 13:42:00
No dia 7 de agosto de 2024, quando a Lei Maria da Penha comemora 18 anos, a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) promoveu um aulão de defesa pessoal. O evento, realizado no “Espaço Ser” do edifício-sede da JFPB, contou com a participação de magistradas, servidoras, estagiárias e conciliadoras, com o objetivo de capacitar para a prevenção de situações de violência.
A iniciativa, promovida pelo Grupo de Apoio e Assistência às Magistradas e Servidoras em Situação de Violência Doméstica e Familiar (GAMS-PB) da JFPB, integrou a programação da Instituição alusiva à campanha "Agosto Lilás".
"Hoje, 7 de agosto, comemoramos a promulgação da Lei Maria da Penha e, para marcar essa data, o Grupo pensou em ações concretas para capacitação e prevenção da violência doméstica. Realizamos um aulão de defesa pessoal, o primeiro passo de uma capacitação continuada, que deve acontecer também em outros momentos", destacou a juíza federal Katherine Bezerra, coordenadora do GAMS.
O diretor do Foro, juiz federal Manuel Maia, também esteve presente na oficina e parabenizou a iniciativa. “A capacitação em defesa pessoal é fundamental para a segurança de nossas colaboradoras. Parabenizo o GAMS-PB pela iniciativa em promover esse aulão", afirmou o magistrado.
O instrutor Marcos Aurélio Miranda, agente de Polícia Judicial e especialista na área, abordou violência doméstica e agressões em ambientes públicos. Durante a oficina, as participantes aprenderam, na teoria e na prática, estratégias de defesa para situações de risco, como em estacionamentos, trânsito e eventos públicos, aumentando sua sensação de segurança.