Última atualização: 12/09/2024 às 18:00:00
Representando a Justiça Federal na Paraíba (JFPB), a coordenadora do Grupo de Apoio às Magistradas e Servidoras em Situação de Violência Doméstica e Familiar (GAMS) da Instituição, a juíza federal Katherine Bezerra Carvalho, participa da 3ª edição do encontro “Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ nº 255”. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/09), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, com transmissão pelo Youtube (@cnj).
A Comissão de Incentivo à Participação Feminina no âmbito da Seção Judiciária da Paraíba também acompanha a programação de forma online, por meio da juíza federal Wanessa de Figueiredo, coordenadora do grupo, e as servidoras membros Aparecida Pinto, Katiana Silva e Samara Queiroz.
O encontro reúne magistradas e servidoras de todo o país para colocar em pauta a participação feminina no Poder Judiciário e discutir os rumos das resoluções que visam a promover a equidade de gênero na Justiça brasileira. Para a juíza federal Katherine Bezerra, esse momento de reflexão e de traçar estratégias é essencial para o sucesso da política de igualdade.
“A representação feminina reflete diretamente na sociedade, seja como espelho para outras instituições replicarem os mecanismos criados a partir dessas iniciativas, seja porque reverte em favor das jurisdicionadas como um todo, ao se verem melhor representadas em seus interesses no judiciário", acrescentou.
Nesta terceira edição, a programação do “Mulheres na Justiça” inclui oficinas e painéis de debate sobre liderança feminina nas organizações, desafios na efetivação e construção dos direitos humanos das mulheres, entre outros temas afins. Em 2023, durante o encontro, teve destaque a elaboração da Carta de Brasília pela igualdade de gênero no Poder Judiciário 2023.