Última atualização: 01/10/2024 às 14:57:00
A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) realiza, nesta quarta-feira (02/10), o descarte de 10.594 autos de processos judiciais e agravos findos, que atingiram o prazo de guarda estabelecido no Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O material será encaminhado para uma cooperativa de reciclagem em Campina Grande, reforçando o compromisso da instituição com a responsabilidade socioambiental.
O presidente da Comissão de Gestão Documental de Processos Judiciais da JFPB, Carlos Henrique, ressaltou a importância dessa ação. “Gerenciar a eliminação de forma eficiente dos autos já antigos, que ainda estão na forma física, é parte de nosso trabalho para garantir que apenas os documentos essenciais permaneçam arquivados, preservando o acervo histórico contido neles e assegurando o fornecimento de informações - quando necessário”.
A presidente da Comissão Socioambiental da Seccional, Samara Queiroz, ressaltou a preocupação ambiental da Instituição, ao realizar a eliminação dos autos. "Encaminhar os processos para reciclagem é uma forma de garantir que esses materiais recebam uma destinação adequada, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade, valores que a Justiça Federal na Paraíba busca promover em todas as suas ações."
O procedimento de organização e encaminhamento do material, que será triturado e terá a matéria prima reaproveitada, também contou com a colaboração do Setor de Arquivo Judicial da JFPB, por meio do servidor Sandro Calaço.